Valorização da vida e cuidado com a mente marcam ação do Setembro Amarelo no CRESM
23 setembro 2025
Na última segunda-feira, 22 de setembro, o Departamento de Recursos Humanos do Complexo de Referência Estadual em Saúde Mental Prof. Jamil Issy – CRESM, unidade do Governo de Goiás, realizou o Dia D do Setembro Amarelo na unidade, a ação é voltada para a promoção do bem-estar dos colaboradores. A iniciativa integrou uma série de atividades e capacitações desenvolvidas ao longo do mês, em alusão à campanha nacional de prevenção ao suicídio.
A programação iniciou com um momento de relaxamento e exercícios de ginástica laboral conduzido pelo profissional de educação física Felipe Brandão. Em seguida, a médica residente em Psiquiatria (R2) do CRESM, Nicole Martins, apresentou uma palestra sobre a importância de cuidar da saúde mental, trazendo dados e reflexões sobre o impacto do adoecimento psíquico em profissionais da saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos no mundo, e no Brasil estima-se que ocorram cerca de 14 mil mortes anuais por essa causa, em média, 38 pessoas por dia.
Integrante da equipe organizadora do evento, o Gerente Administrativo do CRESM, Diego Silva Nascimento, ressaltou que a ação simboliza o cuidado também voltado aos colaboradores. “O Setembro Amarelo não é apenas um lembrete, mas um convite à reflexão diária sobre o cuidado com a vida. Promover esse espaço informativo, de escuta e acolhimento dentro do CRESM fortalece não só a nossa equipe, mas também a qualidade do cuidado oferecido aos pacientes”, destacou.





