Início / Nossa história

Nossa história

O Complexo de Referência Estadual em Saúde Mental Prof. Jamil Issy – CRESM, é uma unidade da Rede de Atenção Psicossocial do Estado de Goiás, articulados com os demais serviços do sistema de saúde, com oferta de tratamento em regime ambulatorial para pacientes em casos de transtorno mental moderado, grave e persistente. O Centro também oferta atendimento em regime ambulatorial e de internação para casos graves e de alta complexidade em dependência química (adicção), decorrentes do uso de álcool e outras drogas. A unidade de Aparecida de Goiânia foi inaugurada em 23 de junho de 2016.

É uma unidade de reabilitação e não prevenção. Além das ações de assistência aos usuários e as suas famílias, por meio de programas de reinserções familiar, econômica e social, realizam-se atividades para a qualificação de profissionais da saúde, por meio da Residência Médica, e Pesquisa & Ensino sobre a temática da dependência química. O CREDEQ é um hospital capacitado para diagnosticar, tratar e realizar o acompanhamento longitudinal (curto e longo prazo) dos pacientes. É um hospital de psiquiatria especializado em dependência química.

O protocolo terapêutico está alicerçado no atendimento médico (psiquiatra e clínico geral), multiprofissional (enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, nutricionistas, odontólogo, farmacêuticos e musicoterapeutas) e psicoeducacional (desenvolvimento de habilidades sociais, psicológicas e emocionais).

Em ambos tratamentos (internação ou ambulatorial), há necessidade do paciente ter acompanhamento psiquiátrico, psicológico, da terapia ocupacional e do serviço social. No programa terapêutico do CRESM as intervenções são múltiplas – ambulatorial, internação em leitos de saúde mental (desintoxicação e tratamento da abstinência física) e leitos de acolhimento em modelo residencial (reabilitação psicossocial). O atendimento é integral pelo SUS a pacientes são regulados encaminhados a unidade via, referenciados pelas Secretarias Municipais de Saúde, por meio do Complexo Estadual de Regulação de Goiás, ligado a regulação pela Secretaria de Estado da Saúde SES/GO. Dúvidas e informações sobre o atendimento, entre em contato com a unidade pelo telefone: (62) 3952-5500.

A instituição médica dispõe de 108 leitos, dos quais 96 são para internação e 12 para a desintoxicação. Mensalmente, o setor Ambulatorial/Multiprofissionais atende em torno de 3,3 mil pessoas. Os leitos hospitalares estão distribuídos em 72 leitos para o público masculino adulto, 24 para o feminino adulto. Entre as atividades terapêuticas estão musicoterapia, hidroginástica, natação, vôlei, futsal, futebol de campo, peteca, jogos de tabuleiros, musculação, arteterapia, caminhadas, horta terapêutica, terapia individual, terapia de grupo, grupo de tabagismo e avaliação médica.

 

A título de apoio a uma saúde integral, os pacientes internados e os acompanhados ambulatoriamente, são assistidas quanto ao processo de imunização, detecção de DST’s e odontologia. O CREDEQ disponibiliza vacinas de acordo com o calendário vacinal adulto, tais como Hepatite B, dTpa (coqueluche, tétano e difteria para gestante), dT (difteria e tétano para adultos), Febre Amarela e Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) e campanhas emergenciais a exemplo imunização para SARS–CoV. Para doenças sexualmente transmissíveis, realizam-se, com a aquiescência do paciente, os testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite. Os casos positivos são encaminhados à rede de saúde de Aparecida de Goiânia, ou da cidade natal do paciente, para o tratamento.

plugins premium WordPress