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Relato de Caso Clínico

Departamento de Ensino e Pesquisa

Para realização de relato de caso clínico no CREM as seguintes etapas devem ser seguidas:

1- Primeira etapa construir  um projeto de relato de caso clínico baseado no modelo abaixo:

ESTRUTURA DE “RELATO DE CASO” DE ACORDO COM A PLATAFORMA BRASIL

No momento da elaboração do Relato de Caso os eventos narrados estarão consumados (tempo verbal no passado), não estando previstos experimentos como objeto de estudo. Para elaboração do Relato de Caso, o consentimento do participante (ou responsável legal) deve ser obtido previamente à publicação ou divulgação por meio de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), acompanhado do Termo de Assentimento e a Autorização de uso de imagens e/ou depoimentos quando necessário. 

TÍTULO: Título do Relato de Caso mencionando a modalidade de submissão  “Relato de Caso “. 

DESENHO: Neste tópico, o(a) pesquisador(a) deve escrever: Estudo descritivo de caráter narrativo e reflexivo . 

RESUMO: Resumo estruturado que contenha: introdução com justificativa, objetivo do estudo, a descrição do caso e a conclusão. 

PALAVRAS-CHAVE: Deve-se incluir pelo menos 3 (três) palavras (p.ex.: palavras no DECS – Descritores em Ciências da Saúde). Inserir uma a uma. 

INTRODUÇÃO: A Introdução deve ser concisa e conter informações disponível sobre o assunto, o contexto, o mérito e o objetivo do relato. Inserir justificativa – qual a contribuição científica o caso trouxe ao ser relatado. 

HIPÓTESE: Preencher “NÃO SE APLICA”, já que Relato de Caso não contempla hipótese.

OBJETIVO PRIMÁRIO: O objetivo do relato de caso é descrever os pontos que o tornam original, raro, diferente, interessante. (O que tem este caso de particular?, Porque é que o relato deste caso é importante, tendo em conta o conhecimento existente?, O que é que a comunidade científica pode aprender com isto? 

OBJETIVO SECUNDÁRIO: Preencher “NÃO SE APLICA” 

METODOLOGIA PROPOSTA: Descrição detalhada do caso clínico JÁ REALIZADO (tempo verbal no passado) a ser divulgado ou publicado, contendo a descrição detalhada do caso no tempo verbal no passado. 

CRITÉRIO DE INCLUSÃO: Preencher “NÃO SE APLICA” 

CRITÉRIO DE EXCLUSÃO: Preencher “NÃO SE APLICA” 

RISCOS: não se trata dos riscos do procedimento em si (não terão procedimentos ou intervenções a serem realizadas pelo pesquisador), mas sim da exposição da história do atendimento do paciente (p.ex.: “possibilidade de desconforto, constrangimento, prontuários, fichas clínicas…etc.”). 

BENEFÍCIOS: como o relato pode contribuir indiretamente para o paciente ou grupo de indivíduos que se encontram na mesma situação, por meio do conhecimento em relação à algum aspecto antes não observado na literatura. 

METODOLOGIA DE ANÁLISE DOS DADOS: descrever como foram relatados os dados e como foram os procedimentos. 

DESFECHO PRIMÁRIO: Preencher “NÃO SE APLICA” 

DESFECHO SECUNDÁRIO: Preencher “NÃO SE APLICA” 

TAMANHO DA AMOSTRA NO BRASIL: 1 (relato de um caso) ou 2 ou 3… (série de casos).

HAVERÁ FONTES SECUNDÁRIAS DE DADOS: Responder SIM se serão utilizados dados de prontuários e ou dados anteriormente coletados. Se SIM, detalhar de onde: Ex.: Prontuários, fichas clínicas. 

PROPÕE DISPENSA DO TCLE: Se “sim” deve ser devidamente justificado e anexado o termo de solicitação de dispensa do TCLE e autorização do paciente em formulário específico do local. 

IMPORTANTE: para publicação de fotos deve haver também o consentimento de autorização de uso de imagem no TCLE ou em documento separado. 

CRONOGRAMA: Indicar as fases que serão realizadas a partir da aprovação do Relato de Caso pelo CEP. Veja exemplo:Submissão do Relato de Caso ao CEP, Aprovação do Relato de Caso, Submissão para a Revista. 

ORÇAMENTO: descrever os custos relacionados com o Relato (elaboração, publicação e ou divulgação), detalhar pelo menos 3 itens. 

BIBLIOGRAFIA: É a relação de todas as obras dos autores utilizados na correlação teórica – prática citada no relato de experiência/estudo de caso. Utilizar a ABNT 6023 baixada do site da SMS, para fazer as referência

2- Criar o termo de livre consentimento esclarecido baseado nas informações abaixo:

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

Título do Projeto de Pesquisa:

Pesquisador Responsável:

Equipe de Pesquisa:

Local onde será realizada a pesquisa:

Você está sendo convidado (a) para participar, como voluntário, em uma pesquisa intitulada ____________________. Meu nome é ________________________, sou o pesquisador responsável, e minha área de atuação é _______________________.

O convite está sendo feito porque você _____________________________. Sua contribuição é importante, porém, você não deve participar contra a sua vontade.

Antes de decidir se você quer participar, é importante que você entenda porque esta pesquisa está sendo realizada, os objetivos da mesma, todos os procedimentos a serem realizados, os possíveis benefícios, riscos e desconfortos que serão descritos e explicados por mim detalhadamente mais a frente.

A qualquer momento, antes, durante e depois da pesquisa, você poderá solicitar maiores esclarecimentos. Em caso de dúvidas sobre a pesquisa, você poderá entrar em contato comigo, Pesquisador Responsável _________________________, nos telefones ___________________. Se você tiver alguma dúvida sobre os seus direitos como participante nesta pesquisa ou questões éticas, você poderá entrar em contato com o Comitê de Ética em Pesquisa no 5º andar do Hospital Alberto Rassi – HGG, na avenida Anhanguera, nº 6.479, Setor Oeste, telefone de contato 3209-9917, e-mail hgg.cep@idtech.org.br, com horário de funcionamento de segunda a sexta, das 08 horas às 18 horas.

Você tem total liberdade para se recusar a participar, não sendo prejudicado, penalizado ou responsabilizado de forma alguma por sua recusa. Se aceitar participar e depois retirar seu consentimento, também em nada será prejudicado(a).

Todas as informações coletadas neste estudo serão estritamente confidenciais. Somente o pesquisador e/ou equipe de pesquisa terão conhecimento de sua identidade e nos comprometemos a mantê-la em sigilo ao publicar os resultados dessa pesquisa. Os dados coletados serão utilizados apenas para esta pesquisa e não serão armazenados para estudos futuros.

Após ser apresentado e esclarecido sobre as informações abaixo descritas, no caso de aceitar fazer parte do estudo, você deverá rubricar todas as páginas e assinar ao final deste documento elaborado em duas vias, que também será rubricado em todas as páginas e assinado por mim, devendo uma via ficar comigo e a outra com você, para que você possa consultar sempre que necessário.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A PESQUISA

  •  Justificativa para realização da pesquisa (apresentar a justificativa para a realização da pesquisa);
  • Objetivos da pesquisa (descrever os objetivos da pesquisa);
  • População da pesquisa (citar o número de participantes, especificando qual será a população alvo da pesquisa);
  • Detalhamento dos procedimentos (detalhar todos os procedimentos a serem utilizados/realizados na pesquisa – inclusive questionários, entrevistas e testes);
  •  Forma de acompanhamento (descrever a forma de acompanhamento assim como os responsáveis);
  •  Especificação dos riscos (descrever detalhadamente os possíveis riscos, prejuízos, desconforto, lesões que podem ser provocados pela pesquisa);
  • Benefícios (descrever os benefícios esperados para o participante e/ou comunidade);
  • Métodos alternativos (especificar se existem métodos alternativos e, sendo o caso, descrevê-los);
  • Garantias de anonimato, sigilo, privacidade e confidencialidade dos dados, com guarda de 5 anos e eliminação por trituração ou incineração após 5 anos.
  • Ressarcimento (descrever as informações sobre ressarcimento das despesas decorrentes da participação na pesquisa, se pertinente);
  •  Indenização (descrever as formas de indenização diante de eventuais danos decorrentes da pesquisa, se pertinente);
  • Informar o período de participação e previsão de término da pesquisa.

3- Submeter o seu projeto de relato de caso para o Departamento de Ensino e Pesquisa  contendo os elementos mencionados acima no link  . Se o projeto não conter todos os elementos irá ser retornado para adequação.  (Prazo para resposta 30 dias a partir da submissão do documento que segue todos os pré-requisitos acima).

4- Apenas se o projeto de relato de caso clínico e o TCLE for aprovado pelo DEP poderá ser submetido para a Plataforma Brasil.

5- Apenas após a aprovação da Plataforma Brasil  o pesquisador poderá iniciar a aplicação do TCLE e  a coleta de dados do prontuário. Se o pesquisador iniciar antes terá será penalizado.

Qualquer dúvida entre em contato por e-mail (dpensinopesquisa@cresm-go.org.br) ou telefone (062 39525509)

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