Início / NOTÍCIAS / Vacinação aos colaboradores termina 31 de maio

Vacinação aos colaboradores termina 31 de maio


22 maio 2019

Colaboradores e terceirizados do Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), interessados em se imunizarem contra a gripe tem até o próximo dia 31 de maio. O processo de vacinação acontece entre 7 e meio-dia, na Sala de Vacinas, próximo ao Posto de Enfermagem, do Núcleo Masculino 01, da unidade de saúde. É necessário se apresentar com o cartão de vacinas.

Este ano, o Ministério da Saúde, por meio dos departamentos de Imunização do Estado de Goiás e do Município de Aparecida de Goiânia, liberou 400 doses da vacina trivalente ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para grupos específicos, que protege contra os vírus H1N1, o H3N2 e o influenza do tipo B Victoria. Vale ressaltar que o valor da vacina no sistema privado varia entre R$100 e 150 reais por dose.

Os pacientes, de acordo com as demandas clínicas também estão sendo imunizados. Caso não apresentem o cartão de vacinas, são imunizados também de acordo com o calendário vacinal adulto, tais como Hepatite B, dTpa (coqueluche, tétano e difteria para gestante), dT (difteria e tétano para adulto), Febre Amarela e Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola).

De acordo com a responsável pela imunização, enfermeira Solange Tavares, a vacina garante a saúde no inverno para aqueles que necessitam, evitando que a infecção pelo vírus influenza se transforme em pneumonia, tristeza e óbito. A oferta da vacina muito antes da chegada do frio (21 de junho/inverno), quando é grande o volume de vírus e bactérias circulantes, se deve aos resquícios inativados de diferentes subtipos do vírus influenza.

Sem contar que o organismo precisa de um tempo para uma vez em contato com essas partículas, produzir anticorpos que o protegerá contra gripe. Logo, se a campanha começasse perto do inverno, bastante gente tomaria a injeção, mas não estaria devidamente protegida nos primeiros dias dessa estação, pois o tempo médio de imunização total é de 15 a 20 dias.

Tomar a injeção anualmente é importante, porque a gripe pode ter consequências sérias, como pneumonia e infarto. Pra ter ideia, ela mata mais de 650 mil pessoas todos os anos segundo a OMS. A Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim) recomenda a proteção para todas as pessoas a partir dos 6 meses de vida, principalmente as mais sujeitas a complicações graves.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

16 maio 2024

Comissão De Ética Médica Do CRESM Toma Posse Na Sede Do CREMEGO

10 maio 2024

Equipe da Instituição de Ensino UniCAMBURY Realizam Atividade Educativa Sobre Nutrição Com os Pacientes do CRESM

7 maio 2024

CRESM Celebra Dia Mundial de Higienização Das Mãos Com Capacitação Para Equipe Técnica e Gincana Educativa

30 abril 2024

CRESM Promove 3º Semana do Planejamento e Qualidade

Prestação de Contas

Acessar

Fale conosco
Ouvidoria

Acessar

Compliance

Acessar

Acesso à Informação Organizações sociais

Acessar
plugins premium WordPress