Início / NOTÍCIAS / Semana da Saúde Mental no CREDEQ

Semana da Saúde Mental no CREDEQ


1 fevereiro 2023

O Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química (CREDEQ) – Prof. Jamil Issy, em Aparecida de Goiânia, realizou entre os dias 13 e 20 de janeiro a Semana Da Saúde Mental. O evento debateu sobre alguns pilares de extrema importância para a manutenção de uma mente saudável, observando a relação entre bons hábitos alimentares, prática de atividade física, espiritualidade e a saúde do cérebro, em relação a estados psicológicos e emoções.

Esses debates foram motivados pela campanha do Janeiro Branco, iniciativa brasileira instituída em 2014 que busca chamar atenção para o tema da saúde mental. Diante de um cenário cada vez mais desafiador devido ao aumento da população que sofre por algum tipo de transtorno mental, cenário que foi agravado nos últimos anos com a pandemia de (COVID-19), doença infecciosa causada pelo vírus SARS-Cov-2, como informa pesquisas divulgadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O janeiro Branco traz um olhar diferenciado sobre a saúde mental em todas as suas vertentes, biopsicossocial, espiritual, a importância de realçar o olhar sobre o impacto que a saúde mental tem na vida das pessoas, visto que, não há saúde sem saúde mental, por isso a relevância de realizar debates sobre práticas de prevenção e tratamentos. E nesse campo o CREDEQ atua como complexo de saúde mental atendendo vários perfis da população, principalmente relacionado a dependência química, oferecemos os serviços ambulatoriais, acolhimento para o público de grande vulnerabilidade social, leitos de observação para urgência e emergência, o CREDEQ possui uma ampla gama de serviços voltados ao tratamento da saúde mental da população, informou Danilo Fiorotto, diretor técnico do CREDEQ.

Palestras e diversas ações movimentaram a semana dos colaboradores e pacientes, atividades voltadas ao debate e conscientização sobre a importância de práticas que promovam qualidade de vida não somente para o corpo, mas para a mente.

No dia 13 aconteceu a Palestra: Saúde Mental, com a Psicóloga Ludmilla Rocha.

Dia 16, Ação Saúde – Equipe de enfermagem aferiu a pressão arterial e realizou a entrega de panfletos

No dia 17, Palestra – Hábitos Alimentares Que Contribuem com a prevenção dos transtornos Alimentares, com a nutricionista Gleicy Nunes.

Dia 18, Aulão, com o professor de educação física e nutricionista, Alex Fernandes, os presentes receberam informações sobre exercícios básicos para sair do sedentarismo.

Dia 19, Palestra:  A relação da saúde clínica, bons hábitos alimentares, prática da atividade física e a espiritualidade, como fatores de proteção para a saúde mental, com a médica psiquiatra Yassue Inuzuka.

E encerrando a semana no dia 20, foi realizado Louvorzão com abordagem da importância da espiritualidade na manutenção da abstinência e reforma íntima, a ministração do evento foi realizada pelo missionário da comunidade Família Luz da Vida, Vanderlaine Thuan, o louvorzão é uma ação ecumênica, um momento voltado à espiritualidade com orações e cânticos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

20 abril 2024

CRESM Apresenta A Exposição Plástica “Caminhos de Pedras”, Com Peças Produzidas Pelos Pacientes

17 abril 2024

Profissionais Recebem Capacitação Sobre Coleta Segura de Material Biológico e Manuseio Seguro dos Equipamentos

15 abril 2024

Plantão do Departamento de Recursos Humanos, Esclarece Dúvidas dos Colaboradores

8 abril 2024

CRESM Recebe Visita de Especialista Em Treinamento de PETS

Prestação de Contas

Acessar

Fale conosco
Ouvidoria

Acessar

Compliance

Acessar

Acesso à Informação Organizações sociais

Acessar
plugins premium WordPress