Início / NOTÍCIAS / Profissionais do CREDEQ conhecem Luz da Vida

Profissionais do CREDEQ conhecem Luz da Vida


31 maio 2019

Integrar e desenvolver um sentimento de pertencimento entre todos os profissionais que atuam no Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy). Com este horizonte, a presidente da Comunidade Luz da Vida, irmã Raquel Lemos, protagonizou encontro com os profissionais da área técnica da única unidade da saúde, em Goiás, a realizar tratamento para reabilitação de dependentes químicos, na modalidade pública e gratuita.

A reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira (31/05), na Sala de Treinamentos 3 (STO3), do Ambulatório Infantojuvenil, na sede do CREDEQ – Prof. Jamil. Issy. Estiveram presentes profissionais das áreas de Enfermagem, psicologia, Assistência Social, Terapia Ocupacional, Educadores Físicos, Nutrição, Farmácia e Musicoterapia. A irmã Raquel esteve acompanhada do diretor geral da unidade, Izekson José da Silva.

A dirigente esclareceu aos presentes que a O.S. que comanda e foi fundada há quase 22 anos, tem por propósito acolher, cuidar, instrumentalizar e fortalecer o ser humano em contexto de vulnerabilidade e/ou em situação de carência, abandono ou dependência química, para que protagonize a sua condição de humanidade e plena cidadania. “Nossa entidade é católica e sem fins lucrativos, tendo por finalidade semear a espiritualidade universal”.

O organismo confessional, mantido por doações, convênios e ações voluntárias de humanitários, desenvolve 13 projetos sociais com foco no resgate espiritual, social e físico. A maioria ligada à remissão de dependência química e vulnerabilidade social. Eram 14, mas por falta de recursos encerrou-se as atividades da Casa Bom Samaritano, onde eram acolhidos dependentes químicos em situação de rua. No momento do fechamento da Casa, existiam 60 pessoas abrigadas.

Entre as iniciativas estão o Projeto Luz que Liberta (comunidade terapêutica masculina), Casa Mãe de Deus (comunidade terapêutica feminina), CREDEQ – Prof. Jamil Issy (tratamento hospitalar e ambulatorial aos casos severos da dependência química), Casa da Missão de Aparecida de Goiânia (atendimento às famílias em extrema pobreza e atingidas pela co-dependência), Casa da Missão de Belém do Pará (atendimento às famílias em extrema pobreza e atingidas pela co-dependência), Casa Pobre de Deus (casa de apoio hospitalar e social), Projeto Família do Céu Aqui na Terra (evangelização), Projeto Lançai as Rede Jovens (evangelização), Projeto Lançai as Redes (evangelização) e Menino Jesus (acolhida infantil / creche e escola).

Em meio a números, casos relatados e narrativas sobre situações macros, a religiosa conseguiu demonstrar que o trabalho social da Luz da Vida é inclusivo na área do tratamento da habilitação e/ou reabilitação de pessoas com dependência química – drogas lícitas, ilícitas, compulsão por alimentos, sexo e/ou depressão – desenvolvido pela Luz da Vida é referência nacional no Terceiro Setor. Uma condição que tornou possível à O.S. ser portadora dos títulos de Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipais.

“Estamos aqui hoje para mostrar a vocês que o CREDEQ para nós é uma missão e não uma fonte de recursos financeiros. Queremos convidar a vocês, profissionais e seres humanos ligados as mais diversas denominações religiosas, a atuarem cada vez mais com caridade e solidariedade. Todos continuarão tendo o reconhecimento pessoal e financeiro necessários, mas precisamos trabalhar de modo cada vez mais humanitário”, frisou a líder administrativa da Comunidade Luz da Vida.

Irmã Raquel contou que nos primórdios dos trabalhos comunitários e sociais do organismo confessional, em 1997, o cenário vislumbrado era o da especialização no tratamento contra a Dependência Química, no que se referia à vítima e aos seus familiares. Atualmente, as três Comunidades Terapêuticas (duas masculinas e uma feminina) da Comunidade Luz da Vida acolhem pessoas oriundas de todo o território brasileiro. As unidades atendem aos usuários de SPA (Substância Psicoativa) e às famílias. Por esses três núcleos, onde mensalmente são servidas cerca de 32 mil refeições, já passaram 8,6 mil pessoas.

A Luz da Vida, de acordo com a irmã Raquel, está ciente de que parte da próxima geração economicamente ativa do Brasil ainda patina na seara angulosa da dependência química. Todavia, com uma metodologia organizacional e gerencial focada no tratamento e na inclusão sociofamiliar da pessoa, tendo por fio condutor a espiritualidade que renova e santifica, se é possível reconstruir perspectivas, despertar o autocontato, para que se desenvolva uma agenda de horizonte com foco social a partir de um presente consciente, assertivo e com conhecimento formal e profissionalizante.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

16 maio 2024

Comissão De Ética Médica Do CRESM Toma Posse Na Sede Do CREMEGO

10 maio 2024

Equipe da Instituição de Ensino UniCAMBURY Realizam Atividade Educativa Sobre Nutrição Com os Pacientes do CRESM

7 maio 2024

CRESM Celebra Dia Mundial de Higienização Das Mãos Com Capacitação Para Equipe Técnica e Gincana Educativa

30 abril 2024

CRESM Promove 3º Semana do Planejamento e Qualidade

Prestação de Contas

Acessar

Fale conosco
Ouvidoria

Acessar

Compliance

Acessar

Acesso à Informação Organizações sociais

Acessar
plugins premium WordPress