Início / NOTÍCIAS / Peça teatral mostra que o silêncio leva ao suicídio

Peça teatral mostra que o silêncio leva ao suicídio


21 setembro 2018

A vida é permeada por opções. Com base nesta premissa, colaboradores e pacientes do Núcleo Feminino do Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), encenaram na manhã desta sexta-feira, dia 21, uma peça teatral, alertando para o suicídio e a necessidade de se cultivar a vivência social.

Nominada por Escolhas, a peça é uma adaptação do drama estadunidense Life House Everything, de 2006, ao programa terapêutico desenvolvido pelo CREDEQ – Prof. Jamil Issy. Durante a apresentação da peça, a psicóloga Fabia Armellini esclareceu que a vida é permeada por possibilidades, sendo responsabilidade de cada um discernir o que é melhor para a sua jornada.

A iniciativa teve por objetivo trabalhar, a partir da campanha Setembro Amarelo, a prevenção contra o suicídio, partindo do pressuposto que é necessário se falar sobre as aflições e carências pessoais. “A peça foi trabalhada nos grupos terapêuticos, onde o paciente fala sobre suas dores e angústias, para depois dar um novo significado a elas. Simultaneamente, trabalhamos a estratégias de resoluções de problemas, como forma de se aliviar as constrições”, esclarece Armellini.

De acordo com a profissional, o suicídio pode ser prevenido. É preciso que a pessoa que está disposta a tirar a própria vida, entre em contato com que lhe aflige, permitindo-se falar e pedir ajuda. “São atitudes simples, mas que fazem a diferença”, frisa a psicóloga. Em termos de suicídio, o Brasil é o 8º país com maior número de suicídios. Estudo indicam que em dois anos, o volume de casos aumentará em 50%. Cerca de 800 mil pessoas morrem todos os anos por atentarem contra a própria vida, o que corresponde a uma morte a cada 40 segundos.

Sem contar que a cada morte, pelo menos seis pessoas são impactadas diretamente. Em 2015, o suicídio foi considerado a 2ª maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo, causando maior mortes nas guerras e assassinatos juntos. Somente no Brasil, 32 pessoas comentem suicídio diariamente. Taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Pelo menos o triplo de pessoas tentou tirar a própria vida e outras chegaram a pensar em suicídio.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

16 maio 2024

Comissão De Ética Médica Do CRESM Toma Posse Na Sede Do CREMEGO

10 maio 2024

Equipe da Instituição de Ensino UniCAMBURY Realizam Atividade Educativa Sobre Nutrição Com os Pacientes do CRESM

7 maio 2024

CRESM Celebra Dia Mundial de Higienização Das Mãos Com Capacitação Para Equipe Técnica e Gincana Educativa

30 abril 2024

CRESM Promove 3º Semana do Planejamento e Qualidade

Prestação de Contas

Acessar

Fale conosco
Ouvidoria

Acessar

Compliance

Acessar

Acesso à Informação Organizações sociais

Acessar
plugins premium WordPress