Início / NOTÍCIAS / Pacientes do CREDEQ são apresentados à Cidadania 

Pacientes do CREDEQ são apresentados à Cidadania 


2 setembro 2020

Os pacientes do Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), estão acessando não apenas o direito constitucional à saúde, por meio da terapia de reabilitação de casos severos das Vítimas das Substâncias Psicoativas (VSP), mas, também, informações e programas garantidores de direitos e deveres como cidadãos. 

O trabalho está sendo desenvolvido a partir do Programa de Reinserção Social do CREDEQ – Prof. Jamil Issy, cujos projetos têm sido paulatinamente implementados na instituição, pelo setor de Serviço Social. Nesse caso da condição de cidadão, o trabalho tem sido realizado pelo Grupo de Cidadania. A equipe disponibiliza, por meio de palestras, conhecimento sobre direitos e deveres como cidadãos.

A estruturação do grupo atende demanda dos próprios pacientes, que se diziam em dúvidas sobre as diversas formas de acessarem o sistema garantidor de direitos. O benefício informativo é extensivo aos familiares, no período de pós internação.

As reuniões acontecem às sextas-feiras, nos dois período: pela manhã, no auditório do Núcleo Masculino 1, sempre a partir das 8 horas; à tarde, no  Núcleo Masculino 2, às 16 horas. O trabalho será ampliado para o Núcleo Feminino, a partir do próximo mês de outubro.

Essa atividade visa contribuir com informações contextualizadas à realidade vivida e analisar as possibilidades para a construção de novos projetos de vida. O projeto olha a frente do tratamento de desintoxicação do paciente, lhe fornecendo ferramentas para que as etapas da reinserção à vida em sociedade aconteça de forma mais harmoniosa, viabilizando seu acesso aos direitos sociais garantidos pelo Estado.  

Os internos são orientados e acompanhados nos processos para terem acesso aos seus direitos. Toda demanda social é revista, juntamente com a documentação. Os assistentes sociais Fernando do Vale Fonseca e Selma Socorro de Sousa Queiroz ressaltam que este novo serviço disponibilizado pelo CREDEQ – Prof. Jamil Issy coopera para a  redução da ansiedade durante o tratamento, por entenderem que eles, seus familiares e todos os cidadãos estão amparados por benefícios definidos em lei.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

15 abril 2024

Plantão do Departamento de Recursos Humanos, Esclarece Dúvidas dos Colaboradores

8 abril 2024

CRESM Recebe Visita de Especialista Em Treinamento de PETS

8 abril 2024

CRESM Promove Semana de Conscientização Contra O Desperdício de Alimentos

22 março 2024

Equipe do CRESM Participa do 3º Grande Encontro Hospitalar de Goiânia

Prestação de Contas

Acessar

Fale conosco
Ouvidoria

Acessar

Compliance

Acessar

Acesso à Informação Organizações sociais

Acessar
plugins premium WordPress