Início / NOTÍCIAS / Oficina de Marcenaria do CRESM Promove Reinserção Social dos Pacientes

Oficina de Marcenaria do CRESM Promove Reinserção Social dos Pacientes


9 junho 2023

O Complexo de Referência Estadual em Saúde Mental, Prof. Jamil Issy – CRESM, Oferta aos seus pacientes em regime de internação cursos e capacitações na área de marcenaria, a unidade possui uma oficina completa para produção e manipulação de peças em madeira.

Sob coordenação da gerência multidisciplinar do CRESM, o curso de marcenaria básica é ofertado para os internos do núcleo masculino e feminino, as aulas se dividem em módulos práticos e teóricos, fornecendo orientações para a produção de peças artesanais de jardinagem, utensílios domésticos e decorativos.

Esta atividade promove diversos benefícios terapêuticos, visto que conexões entre os neurônios são criadas quando o cérebro é estimulado pelo aprendizado de novas atividades, CRESM – Prof. Jamil Issy. A atividade auxilia na recuperação das suas capacidades funcionais e sociais.

Outro aspecto de extrema importância relacionado à esta atividade são os seus benefícios de ressocialização, o uso de entorpecentes impacta todos os aspectos da  vida dos usuários, um setor que é bastante prejudicado são os seus relacionamentos profissionais,  o CRESM – Prof. Jamil Issy, entendendo essa problemática, investe em atividades que promovam a reinserção social dos internos quanto ao mercado de trabalho, a capacitação em marcenaria é um desses exemplos, pois promove novas oportunidades de ocupação, podendo ser utilizada como uma nova fonte de renda.

O CRESM, possui um amplo programa voltado à reinserção social dos seus pacientes, são diversas capacitações que visam proporcionar novas oportunidades no mercado de trabalho.

A capacitação é ministrada por Delúbio Ribeiro Mendes oficineiro da unidade, o curso possui duração de 40 horas e forma ajudantes de marcenaria, a turma atual possui nove alunos que estão recebendo lições que vão além do conhecimento sobre maquinário e produção e finalização das peças, a logística básica é discutida, preparo, cuidados com o fluxo de produção e orientações sobre comercialização do produto final são apresentados, informou o instrutor.

Outra característica nobre desta capacitação é uso contínuo de materiais recicláveis, peças que seriam descartadas são reaproveitadas e se transformam em novos objetos, essa mentalidade reforça nos pacientes a importância de se reinventar, buscar sempre uma nova e melhor versão de si próprio.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

16 maio 2024

Comissão De Ética Médica Do CRESM Toma Posse Na Sede Do CREMEGO

10 maio 2024

Equipe da Instituição de Ensino UniCAMBURY Realizam Atividade Educativa Sobre Nutrição Com os Pacientes do CRESM

7 maio 2024

CRESM Celebra Dia Mundial de Higienização Das Mãos Com Capacitação Para Equipe Técnica e Gincana Educativa

30 abril 2024

CRESM Promove 3º Semana do Planejamento e Qualidade

Prestação de Contas

Acessar

Fale conosco
Ouvidoria

Acessar

Compliance

Acessar

Acesso à Informação Organizações sociais

Acessar
plugins premium WordPress