Início / NOTÍCIAS / Males das drogas nas escolas do País

Males das drogas nas escolas do País


6 setembro 2019

O Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Cuidados de Prevenção às Drogas, firmou, nesta quinta-feira (5), parceria com o Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e os Corpos de Bombeiros Militares para ampliar o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). A ação consiste no combate ao uso de álcool e drogas por meio de palestras educativas dentro das escolas em todo o Brasil. O ministro da Cidadania, Osmar Terra,  destaca o importante papel do programa ao informar os jovens sobre os riscos do uso de álcool e outras drogas.

“O nosso grande problema é que nossos jovens estão muito desinformados sobre o assunto. O Proerd é nossa principal aposta na área de prevenção, onde vamos concentrar recursos. Será um esforço conjunto para reduzir o uso de drogas no Brasil e melhorar, principalmente, a saúde mental e física dos nossos jovens”, afirmou o ministro ao formalizar a parceria.

Plano de ação – De acordo com o secretário de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro, nos próximos meses haverá reunião para estabelecer um plano de ação, a fim de trabalhar no fortalecimento e na expansão do Programa. “O Proerd está em todos os estados do País. A ideia é que nós possamos levá-lo a um maior número de escolas e maior número de municípios possível, além de ajudar no processo de expansão e no financiamento de ações”, relatou o secretário.

O presidente do Conselho Nacional de Comandantes Gerais de Polícias Militares e Corpos de Bombeiros, Coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes, participou do ato de formalização da parceria.

Política Nacional Sobre Drogas – A Política Nacional Sobre Drogas é desenvolvida em conjunto entre os ministérios da Cidadania, da Saúde, da Justiça e Segurança Pública, da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O Ministério da Cidadania é responsável pelo acolhimento e tratamento de dependentes químicos, com estratégia focada na abstinência dos usuários.

Proerd – O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education – D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil. O programa conta com três currículos:

1- Proerd para Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental,
2- Proerd para 5º ano do ensino fundamental,
3- Proerd para 7º ano do ensino fundamental,
4- Proerd para Pais/Responsáveis.

Por Renata Garcia

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

10 junho 2024

CRESM Atualiza Cartão Vacinal dos Colaboradores e Pacientes

4 junho 2024

CRESM Revalida Certificação de Qualidade ONA

27 maio 2024

Acadêmicos do Curso de Farmácia da UFG Realizam Visita Técnica ao CRESM

16 maio 2024

Comissão De Ética Médica Do CRESM Toma Posse Na Sede Do CREMEGO

Prestação de Contas

Acessar

Fale conosco
Ouvidoria

Acessar

Compliance

Acessar

Acesso à Informação Organizações sociais

Acessar
plugins premium WordPress