Janeiro Branco no CRESM reforça o cuidado com a saúde mental no ambiente de trabalho
21 janeiro 2026
O Complexo de Referência Estadual em Saúde Mental Prof. Jamil Issy – CRESM, unidade do Governo de Goiás, segue promovendo ações alusivas ao Janeiro Branco, mês dedicado
à conscientização sobre a saúde mental. As atividades realizadas tiveram participação expressiva dos colaboradores e foram marcadas por momentos de escuta, reflexão e orientação sobre o cuidado emocional no ambiente de trabalho.
Os encontros são conduzidos pela psicóloga Thais Amanda, que apresentou dados relevantes sobre a saúde mental no Brasil, evidenciando a importância do tema no contexto profissional e social. Durante a palestra, foram destacados números que reforçam a dimensão do problema: cerca de 16 milhões de pessoas sofrem com depressão no país, segundo dados do IBGE. Além disso, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo. Outro ponto abordado foi que os transtornos mentais e comportamentais representaram a terceira principal causa de afastamentos não acidentários no Brasil dados de 2022, conforme dados do INSS.
A psicóloga ressaltou que esses dados não representam fragilidade individual, mas sim excesso de demandas, sobrecarga emocional e a necessidade de estratégias de cuidado contínuo, especialmente no ambiente de trabalho.
Além da contextualização com dados nacionais, os encontros trouxeram orientações práticas de autocuidado, com foco na rotina profissional. Entre as dicas apresentadas estiveram a importância de reservar momentos para respirar e se reconectar consigo mesmo, manter contato com a natureza, reduzir a hiperconexão tecnológica, movimentar o corpo, alimentar-se com atenção e reconhecer as próprias realizações.
As ações do Janeiro Branco continuam no CRESM, o primeiro encontro foi realizado dia 20 de janeiro e segue no dia 21 às 15h30; e 23 de janeiro, às 7h e 9h.





