Início / NOTÍCIAS / Em meio a pandemia, nutrição é reforçada

Em meio a pandemia, nutrição é reforçada


29 abril 2020

Em tempos da pandemia do novo coronavírus (Covid-149), o setor de nutrição do Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), tem adotado rigorosa medidas preventivas e protetivas ao coronavírus indicadas pelo Ministério da Saúde. Para tanto, ampliou-se a assistência nutricional individualizada aos pacientes internados, com dietas balanceadas.

Na realidade, a nutrição é um dos pilares determinantes no tratamento, agindo de forma preventiva contra complicações e demonstrando ser fundamental na recuperação dos pacientes. Aliás, o primeiro profissional a ser consultado ao se dar entrada na desintoxicação (início protocolar do tratamento a partir da internação), é o profissional da Nutrição.

A instituição conta com três nutricionistas clínicas. Assim que os pacientes chegam à unidade, passam a receber um atendimento especializado, com dieta balanceada. Os hospitalizados são monitorados, semanalmente, com consultas individuais. Porém, em casos especiais, o paciente é analisado mais de uma vez na semana, além de participarem de um grupo de psicoeducação nutricional.

Normalmente, os pacientes chegam à unidade extremamente fragilizados e com comorbidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Danos esses que normalmente são mais evidentes em pacientes do sexo feminino. Enquanto os colaboradores fazem sua alimentação no refeitório do CREDEQ – Prof. Jamil Issy, os pacientes recebem suas refeições em sua Unidade de Terapia Residenciais (UTR).

Os pacientes que não possuem quadro clínico agravado por alguma doença são incluídos no grupo da dieta livre, sem restrições. Entretanto, os pacientes diabéticos, hipertensos ou com algum outro tipo de enfermidade recebem dietas adaptadas a sua condição, considerando as informações da nutricionista responsável pelo setor, Cibele da Silva Ramos.

No Âmbito da segurança alimentar foram reforçadas algumas medidas anteriormente adotadas, como cuidados na higienização e no armazenamento dos alimentos. Realiza-se a desinfecção de frutas, legumes e verduras com hipoclorito de sódio, cloro orgânico ou outro produto semelhante. Ampliou-se, ainda, os cuidados na higiene durante o preparo das refeições, como lavagem de mãos, manutenção das unhas curtas, limpeza frequente do ambiente em que se realiza o preparo e recolha constante do lixo.

A instituição possui 108 leitos de internação, sendo 96 em uma das oito UTRs e 12 no setor de desintoxicação, aos quais disponibiliza cerca de 16 mil refeições mensais. Uma parcela destas refeições é enriquecida com alimentos orgânicos, produzidos em hortas cultivadas pelos próprios pacientes, na sede do CREDEQ – Prof. Jamil Issy. Aliás, a atividade, além do seu valor terapêutico, também, contribui para a alimentação saudável.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

11 julho 2024

CRESM Realiza Feira do Empreendedor

9 julho 2024

Pacientes do CRESM Participam da 6ª Meia Maratona Internacional de Goiás

8 julho 2024

Depressão?, O CRESM Pode Te Ajudar!

1 julho 2024

Festas Juninas No CRESM Movimentam Pacientes e Colaboradores

Prestação de Contas

Acessar

Fale conosco
Ouvidoria

Acessar

Compliance

Acessar

Acesso à Informação Organizações sociais

Acessar
plugins premium WordPress