CRESM promove ações do Setembro Amarelo com foco na valorização da vida
30 setembro 2025
Atividades reuniram profissionais de todos os departamentos em diferentes momentos de conscientização sobre saúde mental e prevenção ao suicídio.
O Complexo de Referência Estadual em Saúde Mental Prof. Jamil Issy – CRESM, unidade do Governo de Goiás, realizou, entre os dias 24 e 26 de setembro, atividades em alusão à campanha Setembro Amarelo. As ações foram direcionadas a diferentes públicos e tiveram como propósito comum reforçar a valorização da vida e o cuidado com a saúde mental.
Nos dias 24 e 25 de setembro, a atividade foi conduzida pelo psicólogo Danilo Guimarães de Souza, em ação conjunta do NSP (Núcleo de Segurança do Paciente) e da CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar). Realizado na TO3 Infantojuvenil, o encontro buscou sensibilizar os profissionais da enfermagem para refletirem sobre saúde mental e sobre a importância dos vínculos familiares, em um espaço de diálogo humanizado.
Envolvimento multiprofissional com os pacientes
Encerrando a programação, no dia 26 de setembro, a equipe multiprofissional do CRESM preparou um grande evento voltado aos pacientes da internação e do ambulatório. A ação contou com dinâmicas, teatro, depoimentos e paródias. No ambulatório, pacientes foram surpreendidos por um grupo formado por colaboradores e pacientes da internação que apresentaram uma paródia inspirada na canção Medo da Chuva, de Raul Seixas, emocionando todos os presentes. Todos os núcleos participaram da celebração realizada no Núcleo D, especialmente decorado para a ocasião, criando um ambiente acolhedor e de reflexão. Durante o evento diversas atividades foram realizadas, com grande participação dos pacientes, também foram entregues camisetas em alusão à campanha aos pacientes da internação, gesto que reforçou a mensagem de pertencimento e valorização da vida.
Segundo a supervisora multiprofissional Bárbara Lima, o conjunto de atividades cumpriu sua missão de ampliar a conscientização de maneira criativa e tocante: “Buscamos sensibilizar os pacientes por meio de diferentes experiências, desde apresentações artísticas até mensagens simbólicas como as ‘Cápsulas de Esperança’. Foram vivências de acolhimento que reforçaram, de forma concreta, que cada vida tem um valor imensurável.”











