Últimas notícias
- Pacientes participam de palestra sobre o novembro azul
- Pacientes e colaboradores do CRESM Participam de Corrida de Rua
- 2ºJornada Científica do CRESM promove debate sobre os rumos do tratamento na saúde mental
- CRESM abre inscrições a processo seletivo para programa de Residência Médica
- Ação Do Novembro Azul No CRESM
- Departamento de Hotelaria Promove Café da Manhã Para os Colaboradores do CRESM
- CRESM Recebe Especialista Em Compliance
- CRESM Realiza palestra para Conscientização contra o desperdício de Alimentos
CREDEQ testa 3 positivos para Covid-19
Três funcionários do Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), testaram positivo para a Covid-19 (novo coronavírus – Sars-Cov-2). A pesquisa sorológica, realizada entre os dias 28 e 30 de maio, alcançou 281 colaboradores da instituição, entre efetivos e terceirizados. Dos três positivos, um é terceirizado e estava em seu primeiro dia de trabalho.
Afastados, os três foram orientados a procurarem os serviços de saúde para realização de serviços complementares, como sorologia, ou PT-PCR. Dependendo do resultado, os colaboradores isolados poderão retornar as suas rotinas funcionais. O teste rápido, que apenas identifica se a pessoa já teve ou não contato com o vírus, é feito com uma pequena amostra de sangue. O resultado sai em 15 minutos. Ele não detecta especificamente o novo coronavíorus, mas os anticorpos produzidos após a infecção.
De acordo com a gerente de Enfermagem, Moana Salviano, responsável pelo processo de testagem no CREDEQ – Prof. Jamil Issy, ao resultado do teste rápido se somaram as avaliações de sinais e sintomas de síndrome gripal e outros dados. Desde que foi determinado o status de pandemia pela OMS, o Centro adota protocolos e recomendações do Ministério da Saúde, em medidas de precaução, com a utilização de equipamentos (os EPIs) e treinamento das equipes.
É importante frisar que o novo coronavírus faz parte da Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública. Portanto, todos os casos identificados devem ser informados às autoridades pelos serviços públicos e privados de saúde de todo o território nacional.