Início / NOTÍCIAS / CREDEQ realiza palestra sobre Janeiro Branco

CREDEQ realiza palestra sobre Janeiro Branco


24 janeiro 2019

O Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), realiza palestra sobre Janeiro Branco, na próxima segunda-feira, dia 28 de janeiro. A preleção, que será comandada pela coordenadora de Ensino e Pesquisa, psiquiatra Melissa Ribeiro, integra uma campanha dedicada a colocar os temas da Saúde Mental e Saúde Emocional em máxima evidência no mundo em nome da prevenção ao adoecimento emocional da humanidade e combatendo o preconceito relacionado aos transtornos mentais.

A exposição, que quer democratizar a informação sobre a saúde mental, acontece a partir das 9 horas, na Sala da Terapia Ocupacional, do Ambulatório Infantojuvenil, é dirigida aos colaboradores e terceirizados da única unidade de saúde pública e gratuita de Goiás a tratar casos severos da Dependência Química. A explanação terá por tema Cuidar da mente e cuidar bem da vida! O evento é organizado pela CIPA/CREDEQ.

Estudos apresentados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e pelo Mistério da Saúde indicam que o Brasil experimenta um crescimento no número de problemas relativos à Saúde Mental/Saúde Emocional dos indivíduos que se reflete na sociedade. De acordo com a OMS, 11 milhões de brasileiros sofrem de depressão e 18 milhões têm distúrbios ligados à ansiedade. E o que tornaria a situação mais preocupante seria o preconceito ligado ao tratamento de algum transtorno mental.

Fazem parte dessa relação os altos os índices de violência (em domicílios, no trânsito ou em escolas), de criminalidade, de suicídios, de alcoolismo, de drogadição, de depressão, de ansiedade, de preconceitos e de outros sintomas relativos a estilos de vida adoecidos que colocam em risco o equilíbrio mental, comportamental, espiritual e emocional dos indivíduos e das instituições sociais.

O idealizador da campanha, iniciada em 2014, é o psicólogo Leonardo Abrahão, explica que escolheu o mês de janeiro para mobilização, pelo fato de que, em geral, no início do ano as pessoas estão predispostas a pensar sobre as suas vidas em diversos aspectos, e a cor branca porque se quer incentivar a pessoa a desenhar novas possibilidades.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

16 maio 2024

Comissão De Ética Médica Do CRESM Toma Posse Na Sede Do CREMEGO

10 maio 2024

Equipe da Instituição de Ensino UniCAMBURY Realizam Atividade Educativa Sobre Nutrição Com os Pacientes do CRESM

7 maio 2024

CRESM Celebra Dia Mundial de Higienização Das Mãos Com Capacitação Para Equipe Técnica e Gincana Educativa

30 abril 2024

CRESM Promove 3º Semana do Planejamento e Qualidade

Prestação de Contas

Acessar

Fale conosco
Ouvidoria

Acessar

Compliance

Acessar

Acesso à Informação Organizações sociais

Acessar
plugins premium WordPress