Início / NOTÍCIAS / CREDEQ realiza nova rodada de testes para Covid-19

CREDEQ realiza nova rodada de testes para Covid-19


19 junho 2020

O Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), unidade do Governo de Goiás gerido pela Associação Comunidade Luz da Vida, está realizando a 2ª etapa de testagens para Covid-19 entre os colaboradores da unidade. A ação faz parte do inquérito epidemiológico individual que a Secretaria de Saúde de Goiás (SES/GO) realiza com todos os trabalhadores de saúde das suas unidades hospitalares.

Os exames foram fornecidos pela (SES/GO), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), à Gerência de Enfermagem do CREDEQ – Prof. Jamil Issy. O resultado dos testes que estão sendo aplicados nesta quinta e sexta-feira, respectivamente, dias 18 e 19 de junho, será divulgado na segunda-feira (22).

Todos os 259 funcionários, bem como os terceirizados, serão examinados. Na primeira etapa, três funcionários do CREDEQ – Prof. Jamil Issy foram testados positivos. Eles foram aconselhados a procurar a rede de saúde, para acompanhamento. Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o único sendo de diagnose e reabilitação de Goiás a tratar casos severos da dependência química tem adotado rígidos protocolos de segurança, apesar de continuar atendendo e recebendo novos pacientes.

Entre as medidas adotadas e que diariamente são utilizadas em todas as trocas de turnos estão a aferição da temperatura, higienização dos calçados (tapete higiênico) e das mãos (álcool em gel), assim como o preenchimento de um questionário. Além destas normais, há ainda a obrigatoriedade no uso de máscaras, uso frequente de álcool gel, higienização das estações de trabalho, circulação reduzida pelo complexo, respeito à escala para as refeições, dentre outras regras.

De acordo com a gerente de Enfermagem, Moana Salviano, a meta é reforçar as barreiras de contágio estabelecidas na unidade, assim como mapear a prevalência, ou não, da doença entre os trabalhadores das unidades hospitalares. “Não existem ações eficazes sem informações precisas e críveis”, explica Salviano.

A profissional esclarece que ao resultado do teste rápido continuarão sendo monitorados, diariamente, os sinais e sintomas de síndrome gripal e outros dados. É importante frisar que o novo coronavírus faz parte da Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública. Portanto, todos os casos identificados devem ser informados às autoridades pelos serviços públicos e privados de saúde de todo o território nacional.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

16 maio 2024

Comissão De Ética Médica Do CRESM Toma Posse Na Sede Do CREMEGO

10 maio 2024

Equipe da Instituição de Ensino UniCAMBURY Realizam Atividade Educativa Sobre Nutrição Com os Pacientes do CRESM

7 maio 2024

CRESM Celebra Dia Mundial de Higienização Das Mãos Com Capacitação Para Equipe Técnica e Gincana Educativa

30 abril 2024

CRESM Promove 3º Semana do Planejamento e Qualidade

Prestação de Contas

Acessar

Fale conosco
Ouvidoria

Acessar

Compliance

Acessar

Acesso à Informação Organizações sociais

Acessar
plugins premium WordPress