Início / NOTÍCIAS / CREDEQ realiza 1ª Semana Educativa Antitabagismo

CREDEQ realiza 1ª Semana Educativa Antitabagismo


13 maio 2019

O Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), realiza a 1ª Semana Educativa Antitabagismo, entre os dias 13 e 17 de maio de 2019, com o propósito de instruir aos pacientes atendidos em ambulatório. A ação, que se desenvolverá por todo o dia desta semana, terá por cenário o jardim de entrada da unidade de saúde, que é ligada à SES/GO e a única a tratar casos severos da dependência química, na modalidade pública e privada.

Desde dezembro de 2018, o CREDEQ – Prof. Jamil Issy desenvolve o Programa de Controle do Tabagismo, do Ministério da Saúde. A coordenação do programa na unidade de saúde é de responsabilidade da Supervisão de Serviço Social.

De acordo com a assistente social Cláudia Maria Gualberto, as intervenções desta semana estão focadas no dia 31 de maio, quando se celebra o Dia Mundial sem Tabaco.

Essencialmente, as dinâmicas desta terceira semana de maio será pautada por despertar nos pacientes sensações presentes e momentâneas, como ficar sem fumar por 20 ou 30 minutos. A partir da percepção física, conforme Claudia Maria, a equipe do programa fará abordagens. Pelo jardim foram distribuídos vasos verdes, onde textos em placas convidam ao fumante a se desfazer da “última bituca”. Um banner também informa o que o tabagismo pode causar no organismo físico e mental.

Caso o paciente se disponha a participar do programa, terão orientações técnicas de como parar de fumar, palestras sobre malefícios do cigarro, avaliação com nutricionista, dentista, medicação preconizada pelo Manual do Tabagismo, acompanhamento de profissionais e reuniões em grupo. O tratamento tem duração de seis meses.

Os grupos serão coordenados por profissionais da unidade, além de contarem com a participação de convidados. Após a 4º reunião os pacientes passam por consulta médica mensal e têm acesso a medicamentos e adesivos de nicotina. Os grupos são um instrumento importantes para a cessação ao tabagismo e redução de doenças crônicas. Por eles, os participantes são estimulados a cumprir as metas estabelecidas, recebendo acompanhamento profissional, desmistificando a ideia de que apenas os medicamentos trazem bons resultados.

O cigarro, de acordo com estudos e autoridades médicas, além de fazer mal à saúde dos pulmões e estar relacionado ao desenvolvimento de câncer, é um dos maiores inimigos da saúde do coração. As substâncias presentes no cigarro favorecem o acúmulo de placas nos vasos sanguíneos e interferem no mecanismo de contração e relaxamento do sistema circulatório, o que aumenta muito o risco de doenças cardiovasculares, como hipertensão, infarto e Acidente Vascular Cerebral.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

16 maio 2024

Comissão De Ética Médica Do CRESM Toma Posse Na Sede Do CREMEGO

10 maio 2024

Equipe da Instituição de Ensino UniCAMBURY Realizam Atividade Educativa Sobre Nutrição Com os Pacientes do CRESM

7 maio 2024

CRESM Celebra Dia Mundial de Higienização Das Mãos Com Capacitação Para Equipe Técnica e Gincana Educativa

30 abril 2024

CRESM Promove 3º Semana do Planejamento e Qualidade

Prestação de Contas

Acessar

Fale conosco
Ouvidoria

Acessar

Compliance

Acessar

Acesso à Informação Organizações sociais

Acessar
plugins premium WordPress