Início / NOTÍCIAS / CREDEQ passa a oferecer exames de DST’s na admissão

CREDEQ passa a oferecer exames de DST’s na admissão


26 julho 2018

O Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), passa a disponibilizar exames laboratoriais rápidos para quatro tipos de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) – HIV/SIDA, Sífilis e hepatites B e C. As análises são realizadas durante o processo de admissão e mediante a assinatura de um termo de consentimento do paciente.

O exame se assemelha ao da glicose. O resultado é conhecido em cerca de 20 minutos. Para tanto, o sangue do paciente é colhido por um aparelho, semelhante ao pen drive, e analisado por outro equipamento, que evidencia uma linha no visor, caso o teste seja positivo para alguma das DST’s verificadas.

Os casos positivos serão comunicados à Vigilância Sanitária de Aparecida de Goiânia, bem como o paciente encaminhado para o tratamento no Departamento de Epidemiologia e Saúde Ambiental, da Secretaria Municipal da Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS-APGyn). Os insumos para os atendimentos serão enviados pela saúde aparecidense.

A responsabilidade pela realização dos testes será da Gerência de Enfermagem do CREDEQ – Prof. Jamil Issy, que treinou as equipes em junho. Desde a sua inauguração, a unidade realizava exames em laboratório, mas não dispunha de fluxo para encaminhamentos, caso houvesse positividade no resultado. O obstáculo foi superado com a parceria estabelecida entre CREDEQ – Prof. Jamil Issy e a Prefeitura de Aparecida de Goiânia.

O objetivo desse trabalho é prevenir e facilitar o acesso ao diagnóstico antecipado dessas doenças e despertar a consciência da necessidade do cuidado individual com a saúde. Nesta primeira etapa apenas os pacientes da internação passarão pelos testes. A partir de setembro, o benefício será extensivo aos pacientes atendidos em ambulatório

Contato – Carla Monteiro (62) 9.9363.7655 / (62) 3952-5515

Serviço

Assunto: CREDEQ passa a oferecer testes laboratoriais para DST’s na admissão de pacientes para a internação.

Local: No Setor de Admissão, na sede da unidade de saúde, localizada Avenida Tanner de Melo, Qd.- Gleba 02, Lt.- Parte 02, Bairro Fazenda Santo Antônio, em Aparecida de Goiânia  (74.993-551) – Depois do Parque Industrial.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

16 maio 2024

Comissão De Ética Médica Do CRESM Toma Posse Na Sede Do CREMEGO

10 maio 2024

Equipe da Instituição de Ensino UniCAMBURY Realizam Atividade Educativa Sobre Nutrição Com os Pacientes do CRESM

7 maio 2024

CRESM Celebra Dia Mundial de Higienização Das Mãos Com Capacitação Para Equipe Técnica e Gincana Educativa

30 abril 2024

CRESM Promove 3º Semana do Planejamento e Qualidade

Prestação de Contas

Acessar

Fale conosco
Ouvidoria

Acessar

Compliance

Acessar

Acesso à Informação Organizações sociais

Acessar
plugins premium WordPress