Início / NOTÍCIAS / Reinserção Social é realidade no CREDEQ

Reinserção Social é realidade no CREDEQ


28 maio 2020

O Programa de Reinserção Social do Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), é uma realidade e tem por objetivo trabalhar com o dependente de substâncias psicoativas (DSP) o seu retorno e permanência ao mercado de trabalho com equidade. O lançamento aconteceu na manhã desta quarta-feira (27/05), durante a apresentação dele por sua coordenadora, assistente social Cláudia Maria Silva, à diretoria da instituição médica e seus colaboradores, assim como por representantes de empresas públicas.

O lançamento foi presenciado pela diretoria da instituição médica e seus colaboradores, assim como por representantes de empresas públicas (Alcione Henrique Giacomete, gestor do Pólo Industrial do Estado de Goiás) e privadas (Bruno Loyola, da Ovo Vitta, e Eduardo Antônio Salustiano, empresário do setor automotivo), assim como de entidade do Terceiro Setor (Camila Rosa, presidente da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares, a COOMAG, e o técnico da Cooperativa, Valons de Jesus Mota). Antes do evento, os convidados conheceram a instituição de saúde.

O CREDEQ – Prof. Jamil Issy é a única instituição brasileira a tratar a dependência química no ambiente público, com um protocolo terapêutico equivalente as mais sofisticadas e renomadas clínicas particulares em solo brasileiro.  O Programa de Reinserção Social, que será desenvolvido a partir de seis projetos – Cultivando vidas, Pensando & Repensando, Mãos na massa, Mutirão dos documentos, Sou mulher, sou empreendedora e Volta para a escola –, está inserido no Protocolo Terapêutico do CREDEQ – Prof. Jamil Issy, cujo foco está no paciente e em sua qualidade de vida.

O programa, também, é uma resposta aos cenários resultantes das reformas Psiquiátrica, Trabalhista e Previdenciária, que acentuaram as dificuldades às DSP em se inserirem ao mercado de trabalho, em decorrência da baixa escolaridade, perdas cognitivas, ausência documental, reduzida profissionalização, dentre outras barreiras. Esta perspectiva, o Programa, que será coordenador pela assistente social Claudia Maria Silva, promoverá a captação de recursos e parceiros, nos setores públicos e privados, dos diversos seguimentos para o desenvolvimento e incremento dos projetos.

O Programa tem caráter interdisciplinar, com vista a ampliar a percepção individual e a dimensão coletiva, considerando o trabalho fundamental para a construção do novo projeto de vida dos pacientes. Com exceção do Projeto Volta para as aulas, que será direcionado apenas aos pacientes ambulatoriais, o Programa de Reinserção Social terá por público todos pacientes que passam pelo processo de acolhimento, tratamento e acompanhamento (internação e ambulatório).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

16 maio 2024

Comissão De Ética Médica Do CRESM Toma Posse Na Sede Do CREMEGO

10 maio 2024

Equipe da Instituição de Ensino UniCAMBURY Realizam Atividade Educativa Sobre Nutrição Com os Pacientes do CRESM

7 maio 2024

CRESM Celebra Dia Mundial de Higienização Das Mãos Com Capacitação Para Equipe Técnica e Gincana Educativa

30 abril 2024

CRESM Promove 3º Semana do Planejamento e Qualidade

Prestação de Contas

Acessar

Fale conosco
Ouvidoria

Acessar

Compliance

Acessar

Acesso à Informação Organizações sociais

Acessar
plugins premium WordPress