Início / NOTÍCIAS / CREDEQ intensifica ações no combate ao Coronavírus

CREDEQ intensifica ações no combate ao Coronavírus


19 março 2020

O Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), reduziu em 50% o número de pacientes avaliados, diariamente, no âmbito ambulatorial. Estas e outras ações integram o protocolo de combate ao Coronavírus (Covid-19). No âmbito das internações, as atividades físicas com contato físico estão suspensas e as atividades internas, em ambientes fechado, reduziram para no máximo 10 pacientes em local arejado, mantendo distância de 1 metro.

Os pacientes ambulatoriais estão aguardando suas consultas do lado de fora da unidade, em frente a recepção central, em um ambiente organizado pelo setor de hotelaria da instituição, mas que considera distâncias protocolares. Ao receber o paciente na recepção e ele sendo identificado com sinais gripais, lhe é ofertada a máscara cirúrgica. Em seguida, ele é isolado em um local arejado até a chegada da equipe de enfermagem, quer realizará a triagem na recepção e repassará as orientações ao paciente e ao seu acompanhante.

Para os pacientes do setor internação, que nesta quinta-feira (19/3) somavam 96, sendo 16 mulheres e 80 homens, as visitas e licenças terapêuticas (LT) estão suspensas (aquelas em que o paciente volta para a casa por um final de semana), assim como as realizações de exames não urgentes fora da unidade.

De acordo com o diretor Técnico do CREDEQ – Prof. Jamil Issy, Danilo Fiorotto, as medidas, organizadas a partir de diretivas da Superintendência da Vigilância Sanitárias e da Secretaria da Saúde de Goiás, têm o propósito de preservar vidas e manter a excelência no atendimento e no tratamento. Fiorotto adianta que as medidas também alcançam os colaboradores, que estão sendo inteirados sobre as novas formalidades a partir de palestras, que acontecem desde o início desta semana.

Ontem, quarta-feira (18/3), por exemplo, ocorreram duas, nas quais foram evidenciadas o protocolo de manejo do novo Coronavírus, com novas medidas de prevenção contra o (Covid-19) e ações estratégicas em caso de contaminação. O regulamento foi desenvolvido em parceria entre a Gerência Técnica e a Comissão de Controle de Infecções Relacionadas à Saúde (CCIRAS). As medidas estão de acordo com as orientações disponibilizadas pela SES-GO.

Durante as exposições foram definidas medidas práticas para diagnosticar possíveis infectados, além de reforçar que não existe tratamento e nem vacina para o vírus, por isso seria importante a prevenção.

As palestras foram ministradas na Sala de Terapia Ocupacional, do Ambulatório Infanto-juvenil (STO-3), pela enfermeira Solange Tavares, com participação da gerente de Enfermagem Moana Salviano.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

16 maio 2024

Comissão De Ética Médica Do CRESM Toma Posse Na Sede Do CREMEGO

10 maio 2024

Equipe da Instituição de Ensino UniCAMBURY Realizam Atividade Educativa Sobre Nutrição Com os Pacientes do CRESM

7 maio 2024

CRESM Celebra Dia Mundial de Higienização Das Mãos Com Capacitação Para Equipe Técnica e Gincana Educativa

30 abril 2024

CRESM Promove 3º Semana do Planejamento e Qualidade

Prestação de Contas

Acessar

Fale conosco
Ouvidoria

Acessar

Compliance

Acessar

Acesso à Informação Organizações sociais

Acessar
plugins premium WordPress