Início / NOTÍCIAS / CREDEQ festeja 3 anos em funcionamento

CREDEQ festeja 3 anos em funcionamento


10 junho 2019

Junho é mês de aniversário do Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy). Neste ano de 2019, a única unidade pública em Goiás que reabilita casos severos da dependência química completa três anos em funcionamento. E para celebrar foram agendadas visitas técnicas/famtour, disputas esportivas, apresentações musicais, mostras teatrais e cerimônia eucarística.

Para os dias 10 e 12 estão programados, respectivamente, famtour com políticos e entidades representativas dos setores de saúde e assistência social. A visita técnica dos empresários, que será capitaneada pelo secretário da Indústria, Comércio e Serviço do Governo de Goiás, Wilder Morais, acontecerá na última semana deste mês, mas sem data marcada.

A visitação dos organismos sociais irá reunir, na próxima quarta-feira, dia 12 de junho, conselhos regionais, associações de saúde, entidades de assistência sociais, CRAS e autoridades políticas e administrativas ligadas aos setores da saúde e assistência social dos municípios da Região Metropolitana de Goiânia.

Na quinta-feira, dia 13, acontece, às 15 horas, uma missa, que será celebrada pelo bispo auxiliar de Goiânia, dom Moacir Silva Arantes. O ato eucarístico será na área de convivência coletiva do Núcleo Feminino, com manifestações artísticas e depoimentos de pacientes que estão em tratamento no CREDEQ – Prof. Jamil Issy. Autoridades políticas, empresariais e administrativas foram convidadas.

Na sexta-feira, dia 14, no período matutino, acontece uma partida de futebol entre Amigos do CREDEQ e da Secretaria de Esporte de Aparecida de Goiânia. O time da unidade de saúde será composto por pacientes e colaboradores. O do administrativo aparecidense por jogadores profissionais e funcionários públicos. Haverá entrega de medalhas e troféu, com a presença do titular da Esporte, Lazer e Juventudes aparecidense, Gerfeson Aragão de Melo.

Nas próximas semanas acontecerão atividades artísticas internas, com a participação dos pacientes, seus familiares, colaboradores e terceirizados. A finalidade é aprofundar o sentimento de pertencimento e o vínculo humanístico e espiritual que vem sendo trabalhado pelo novo comando da organização social de saúde, responsável por gerenciar administrativa e financeiramente o CREDEQ – Prof. Jamil Issy, a Comunidade Luz da Vida, atualmente dirigida pela irmã Raquel Lemes.

O CREDEQ – Prof. Jamil Issy foi inaugurado em 23 de junho de 2016. Sua construção, porém, teve início em 2014, quando se abriu a concorrência, ganha pela Luz da Vida. Desde a abertura, que foi gradual, com a implantação plena, a partir der 1º de dezembro de 2017, realizou-se o primeiro atendimento a cerca de 10 mil pessoas, das quais em torno de 2 mil iniciaram a reabilitação pela internação, cujo tempo médio de duração são de 12 semanas.

A unidade tem 108 leitos de internação e capacidade para atendimento ambulatorial mensal torno de 3,8 mil. Todavia, este volume tem sido, mensalmente, superior em aproximadamente 30%. Os leitos hospitalares estão distribuídos em 84 leitos para o público masculino e 24 para o feminino. O protocolo terapêutico está alicerçado no atendimento médico multiprofissional e psicoeducacional.

O primeiro alicerce representado pelo corpo de psiquiatras e clínicos geral. O segundo, por enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, nutricionistas, farmacêuticos e musicoterapeutas. Por último e não menos importante, o desenvolvimento de habilidades sociais, psicológicas e emocionais por meio de três programas – Candeeiro/Comunicação Assertiva, Treinamento de Habilidades Sociais/THS e Prevenção de Recaídas/PR.

Em ambos tratamentos (internação ou ambulatorial), há necessidade do paciente ter acompanhamento psiquiátrico, psicológico, da terapia ocupacional e do serviço social. No programa terapêutico do CREDEQ as intervenções são múltiplas – ambulatorial, internação em leitos de saúde mental (desintoxicação e tratamento da abstinência física) e leitos de acolhimento em modelo residencial (reabilitação psicossocial).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

10 junho 2024

CRESM Atualiza Cartão Vacinal dos Colaboradores e Pacientes

4 junho 2024

CRESM Revalida Certificação de Qualidade ONA

27 maio 2024

Acadêmicos do Curso de Farmácia da UFG Realizam Visita Técnica ao CRESM

16 maio 2024

Comissão De Ética Médica Do CRESM Toma Posse Na Sede Do CREMEGO

Prestação de Contas

Acessar

Fale conosco
Ouvidoria

Acessar

Compliance

Acessar

Acesso à Informação Organizações sociais

Acessar
plugins premium WordPress