Início / NOTÍCIAS / CREDEQ fala do relatório da OMS na Rádio Paz

CREDEQ fala do relatório da OMS na Rádio Paz


15 outubro 2018

O Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), participa, nesta segunda-feira, dia 15 de outubro, do Programa Ponto de Vista, da Rádio Paz (89,5 FM), falando sobre a ansiedade. De acordo com o relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil tem a segunda maior taxa de transtorno de ansiedade do mundo. Representando o CREDEQ – Prof. Jamil Issy no debate está o diretor técnico, psiquiatra Tiago Oliveira.

Dados recentes divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que 9,3% dos brasileiros apresentam os sintomas de ansiedade. O País é o líder mundial na patologia, apresentado números três vezes maiores que a média mundial. Na América do Sul, por exemplo, os índices do Brasil superam países como Paraguai (7,6%), Chile (6,5%) e Uruguai (6,4%).

O programa está sendo comandado pela jornalista Márcia Alves, que está transmitido, ao vivo, entre 12 horas e 13h30. Para acompanhar, instale o App da emissora, que pode ser feito pelo site http://www.pazfm.com.br/site/. Dois outros participantes abordam o tema sob óticas distintas: Maysa Balduíno – psicóloga, psicanalista clínica e membro associada da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro; e Caio Fábio Martins – psicólogo clínico, especializando em gestão de pessoas e fundador da STG Consultoria.

Para participar o programa: Facebook: pazfmoficial / Twitter: @pazfm89 / Instagram: @pazfmoficial / Whatsapp: (62) 9 8599-2440 / Aplicativo: Paz Fm 89,5 – Você também pode assistir o Ponto de Vista e toda nossa programação na fanpage da Rádio Paz no facebook: pazfmoficial.

Atualmente, os transtornos derivados da ansiedade já são a terceira razão de afastamentos do trabalho no País, sendo que os gastos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) giram em torno de R$ 200 milhões em pagamentos de benefícios anuais, de acordo com dados da Previdência Social. Acredita-se que esses números são decorrentes dos conflitos socioeconomicos, violência, trânsito nas grandes cidades e instabilidade política, que geram tensão na população.

A ansiedade é uma resposta subjetiva ao estresse sofrido por um indivíduo. Para a medicina existem dois tipos da condição: o Transtono de Ansiedade Generalizada (TAG) e a Síndrone do Pânico, ambas doenças graves que precisam ser tratadas por um psiquiatra com o uso de medicamentos adequados para o controle dos sintomas.

Quanto aos sinais, eles podem variar de acordo com cada paciente. Entre os sinais estão a sensação de angústia, mal-estar, coração acelerado, desatenção, tremores estão entre os indícios. O que pode levar a sentimentos de grande desespero com prejuízos a vida de quem sofre com esse transtorno.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

16 maio 2024

Comissão De Ética Médica Do CRESM Toma Posse Na Sede Do CREMEGO

10 maio 2024

Equipe da Instituição de Ensino UniCAMBURY Realizam Atividade Educativa Sobre Nutrição Com os Pacientes do CRESM

7 maio 2024

CRESM Celebra Dia Mundial de Higienização Das Mãos Com Capacitação Para Equipe Técnica e Gincana Educativa

30 abril 2024

CRESM Promove 3º Semana do Planejamento e Qualidade

Prestação de Contas

Acessar

Fale conosco
Ouvidoria

Acessar

Compliance

Acessar

Acesso à Informação Organizações sociais

Acessar
plugins premium WordPress