Início / NOTÍCIAS / CREDEQ e HGG fazem live sobre setembro amarelo

CREDEQ e HGG fazem live sobre setembro amarelo


25 setembro 2020

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem um número equivalente a um suicídio a cada 45 minutos. O que resulta em 12 mil mortes em solo brasileiro anualmente. No mundo, por sua vez, os números são assustadores:  há uma tentativa falha de tirar a própria vida a cada três segundos e uma definitiva a cada 40 segundos. São cerca de 1 milhão de suicídios em todo o planeta. 

De acordo com o mesmo levantamento, o suicídio é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no Brasil, ficando atrás de violência interpessoal e acidentes de trânsito. Cerca de quase todos esses suicídios estão relacionados a transtornos mentais, como a depressão. Uma outra publicação, a do Ministério da Saúde, revela que a intoxicação é responsável por 18% das mortes, enquanto o enforcamento apresenta um índice de 60% dos óbitos.

É nesse cenário que o Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), e o Hospital Geral de Goiânia (HGG) realizam um live no início desta noite de sexta-feira, 25 de setembro, para tratar sobre a importância do suicídio sobre duas óticas: a midiática e a indígena. 

O assunto vai ser abordado por dois psiquiatras, sendo pelo CREDEQ – Prof. Jamil Issy, o seu diretor Técnico, Danilo Fiorroto, e pelo HGG, o seu coordenador de Residência em Psiquiatria/HGG e coordenador de Ensino em Pesquisa no CREDEQ, Cláudio Reimer. O evento, que acontece entre 19h30 e 20h30, pode ser acessado pelo endereço no Instagram do médico Reimer (@claudio.psiquiatra). 

A iniciativa faz parte de um ciclo de palestras sobre suicídio. Vale ressaltar que nem todos os suicídios serão resultantes de transtornos mentais, mas a comunidade Psiquiátrica frisa que cerca de 96,8% dos casos de suicídio ocorridos estiveram relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Caso alguém precise de apoio emocional, entre em contato com o serviço gratuito de prevenção do suicídio CVV, o Centro de Valorização da Vida, através do telefone 188 ou do site www.cvv.org.br. O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2014 pelo CVV, CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor amarela ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

10 junho 2024

CRESM Atualiza Cartão Vacinal dos Colaboradores e Pacientes

4 junho 2024

CRESM Revalida Certificação de Qualidade ONA

27 maio 2024

Acadêmicos do Curso de Farmácia da UFG Realizam Visita Técnica ao CRESM

16 maio 2024

Comissão De Ética Médica Do CRESM Toma Posse Na Sede Do CREMEGO

Prestação de Contas

Acessar

Fale conosco
Ouvidoria

Acessar

Compliance

Acessar

Acesso à Informação Organizações sociais

Acessar
plugins premium WordPress