Últimas notícias
- Pacientes participam de palestra sobre o novembro azul
- Pacientes e colaboradores do CRESM Participam de Corrida de Rua
- 2ºJornada Científica do CRESM promove debate sobre os rumos do tratamento na saúde mental
- CRESM abre inscrições a processo seletivo para programa de Residência Médica
- Ação Do Novembro Azul No CRESM
- Departamento de Hotelaria Promove Café da Manhã Para os Colaboradores do CRESM
- CRESM Recebe Especialista Em Compliance
- CRESM Realiza palestra para Conscientização contra o desperdício de Alimentos
CREDEQ aplica testes rápidos em funcionários da Oi
A Gerência de Enfermagem do Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), realiza exames laboratoriais rápidos para quatro tipos de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) – HIV/SIDA, Sífilis e hepatites B e C, em funcionários da Brasil Telecom/Oi, em Goiânia. As análises serão feitas durante Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT 2018) daquela empresa.
A ação, que acontece nesta quarta-feira, dia 17 de outubro, entre 9 horas e 16h30, na sede da Brasil Telecom/Oi, na Vila Redenção, é uma parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Brasil Telecom/Oi (CIPA/Oi). O exame se assemelha ao da glicose. O resultado é conhecido em cerca de 20 minutos. Para tanto, o sangue do paciente é colhido por um aparelho, semelhante ao pen drive, e analisado por outro equipamento, que evidencia uma linha no visor, caso o teste seja positivo para alguma das DST’s verificadas.
Os casos positivos serão comunicados à Vigilância Sanitária de Goiânia, bem como o paciente encaminhado para o tratamento no Departamento de Epidemiologia e Saúde Ambiental, da Secretaria Municipal da Saúde de Goiânia (SMS/Gyn). A responsabilidade pela realização dos testes será das enfermeiras do CREDEQ – Prof. Jamil Issy Thays Gomes e Késia Pinheiro.
O objetivo desse trabalho, além de divulgar o trabalho desenvolvido pela única unidade de saúde pública em Goiás a tratar casos severos da dependência química, é prevenir e facilitar o acesso ao diagnóstico antecipado dessas doenças e despertar a consciência da necessidade do cuidado individual com a saúde.