Últimas notícias
- Gestores do CRESM participam de Capacitação de Líderes
- Pacientes participam de palestra sobre o novembro azul
- Pacientes e colaboradores do CRESM Participam de Corrida de Rua
- 2ºJornada Científica do CRESM promove debate sobre os rumos do tratamento na saúde mental
- CRESM abre inscrições a processo seletivo para programa de Residência Médica
- Ação Do Novembro Azul No CRESM
- Departamento de Hotelaria Promove Café da Manhã Para os Colaboradores do CRESM
- CRESM Recebe Especialista Em Compliance
CREDEQ aplica obrigatoriedade no uso da máscara
O Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), a partir desta quinta-feira (16/4), torna obrigatório a utilização da máscara de proteção para seus funcionários da Administração, incluindo a diretoria. A matéria prima do produto se deve ao caráter emergencial do momento e a escassez do artigo.
As máscaras de pan/tecidoo estão sendo distribuídas desde o período da tarde de quarta-feira (15/4) pelo CREDEQ – Prof. Jamil Issy a todos os trabalhadores. Para dissipar dúvidas e ensinar a forma correta de utilização da máscara, realizou-se uma reunião, com presença dos funcionários administrativos e diretores, presidida pela enfermeira Flaviane Monteiro, integrante do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e da Comissão de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (CCIRAS).
Durante a preleção, a profissional revelou as maneiras adequadas de se manusear e limpar a máscara, assim como tirá-la durante refeições, higienização bucal e ingestão de água. A máscara deverá ser utilizada durante todo o período funcional apenas no setor administrativo. Caso tenha-se que manter contatos com profissionais, ou mesmo pacientes, nos setores assistenciais, será preciso a troca do equipamento pelo recomendado pela Anvisa, ou seja, a máscara N95.
A enfermeira Flaviane Monteiro também explicou a função da máscara como barreira de proteção, o que a levou demonstrar a melhor forma de acondicionar o produto quando não o estiver utilizando (no refeitório, por exemplo), a maneira correta de higienizá-lo, assim como o processo de reutilização.
Durante a palestra, ela orientou os presentes sobre cuidados gerais ao se chegar em casa, após o trabalho, acondicionamento correto de sapatos, roupas dentre outros, bem como, higienização correta das mãos e superfícies. Na finalização da exposição, a profissional falou nas normas e notas técnicas da Anvisa e do Ministério da Saúde, que estão rotineiramente sendo atualizadas.