Últimas notícias
- Equipe de enfermagem passa por capacitação referente a segurança na prescrição e administração de medicamentos
- Pacientes Realizam decoração Natalina e recebem café da manhã em Agradecimento
- Gestores do CRESM participam de Capacitação de Líderes
- Pacientes participam de palestra sobre o novembro azul
- Pacientes e colaboradores do CRESM Participam de Corrida de Rua
- 2ºJornada Científica do CRESM promove debate sobre os rumos do tratamento na saúde mental
- CRESM abre inscrições a processo seletivo para programa de Residência Médica
- Ação Do Novembro Azul No CRESM
Colaboradores Recebem Capacitação Sobre Protocolos de Higiene Oral Para Pacientes Institucionalizados
O uso de drogas tanto legais quanto ilegais podem prejudicar severamente a saúde bucal dos usuários, pensando na saúde dos nossos internos foi realizado junto aos colaboradores do Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), a capacitação sobre Protocolos de Higiene Oral Para Pacientes Institucionalizados. A ação foi realizada na quinta-feira, dia 23 de fevereiro, sendo conduzida pelo odontólogo do CREDEQ Carlos José Pereira Da Silva,
O uso abusivo e a dependência química de drogas como o álcool, cocaína, crack, maconha entre outras, além de trazer alterações emocionais, traz uma série de alterações físicas e químicas na saúde bucal, dentre elas, doenças periodontais, cáries dentárias, abscessos, fístulas e diferentes tipos de infecções resultando na odontalgia, que traz dor, desconforto e sofrimento para estes pacientes.
Os colaboradores receberam informações sobre como proceder os cuidados de higiene oral dos pacientes que são dependentes exclusivos de cuidados, ou seja, que não conseguem realizar seus próprios cuidados pessoais devido às limitações apresentadas pelo uso recorrente de múltiplas drogas. Informou Carlos José.
Atualmente a equipe de Odontologia do CREDEQ – Prof., Jamil Issy, oferta os seguintes atendimentos aos seus internos, procedimentos relacionados às urgências/emergências odontológicas,(extrações dentárias, curativos endodônticos, suturas e drenagem de abscessos), procedimentos como, primeira consulta odontológica, restaurações dentárias, tratamento periodontal (raspagem e profilaxia), aplicação tópica de flúor, selamento provisório de cavidades, remoção de lesões orais, orientação de higiene oral, atendimento a beira leito de pacientes acamados, atividades de psicoeducação (palestras) e vigilância infecciosa, informou Carlos José.
A promoção de saúde bucal pode auxiliar na recuperação da saúde e autoestima desses pacientes, servindo de incentivo para adesão ao tratamento da dependência química, em sua reinserção no meio familiar e na sociedade. Esta ação foi promovida pelo Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH), e Gerencia de Enfermagem.