Início / NOTÍCIAS / Colaboradores Recebem Capacitação Sobre Protocolos de Higiene Oral Para Pacientes Institucionalizados

Colaboradores Recebem Capacitação Sobre Protocolos de Higiene Oral Para Pacientes Institucionalizados


2 março 2023

O uso de drogas tanto legais quanto ilegais podem prejudicar severamente a saúde bucal dos usuários, pensando na saúde dos nossos internos foi realizado junto aos colaboradores do Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), a capacitação sobre Protocolos de Higiene Oral Para Pacientes Institucionalizados. A ação foi realizada na quinta-feira, dia 23 de fevereiro, sendo conduzida pelo odontólogo do CREDEQ Carlos José Pereira Da Silva,

O uso abusivo e a dependência química de drogas como o álcool, cocaína, crack, maconha entre outras, além de trazer alterações emocionais, traz uma série de alterações físicas e químicas na saúde bucal, dentre elas, doenças periodontais, cáries dentárias, abscessos, fístulas e diferentes tipos de infecções resultando na odontalgia, que traz dor, desconforto e sofrimento para estes pacientes.

Os colaboradores receberam informações sobre como proceder os cuidados de higiene oral dos pacientes que são dependentes exclusivos de cuidados, ou seja, que não conseguem realizar seus próprios cuidados pessoais devido às limitações apresentadas pelo uso recorrente de múltiplas drogas. Informou Carlos José.

Atualmente a equipe de Odontologia do CREDEQ – Prof., Jamil Issy, oferta os seguintes atendimentos aos seus internos, procedimentos relacionados às urgências/emergências odontológicas,(extrações dentárias, curativos endodônticos, suturas e drenagem de abscessos), procedimentos como, primeira consulta odontológica, restaurações dentárias, tratamento periodontal (raspagem e profilaxia), aplicação tópica de flúor, selamento provisório de cavidades, remoção de lesões orais, orientação de higiene oral, atendimento a beira leito de pacientes acamados, atividades de  psicoeducação (palestras) e  vigilância infecciosa, informou Carlos José.

A promoção de saúde bucal pode auxiliar na recuperação da saúde e autoestima desses pacientes, servindo de incentivo para adesão ao tratamento da dependência química, em sua reinserção no meio familiar e na sociedade. Esta ação foi promovida pelo Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH), e Gerencia de Enfermagem.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

16 maio 2024

Comissão De Ética Médica Do CRESM Toma Posse Na Sede Do CREMEGO

10 maio 2024

Equipe da Instituição de Ensino UniCAMBURY Realizam Atividade Educativa Sobre Nutrição Com os Pacientes do CRESM

7 maio 2024

CRESM Celebra Dia Mundial de Higienização Das Mãos Com Capacitação Para Equipe Técnica e Gincana Educativa

30 abril 2024

CRESM Promove 3º Semana do Planejamento e Qualidade

Prestação de Contas

Acessar

Fale conosco
Ouvidoria

Acessar

Compliance

Acessar

Acesso à Informação Organizações sociais

Acessar
plugins premium WordPress