Início / NOTÍCIAS / Arquidiocese de Goiânia celebra missa no CREDEQ

Arquidiocese de Goiânia celebra missa no CREDEQ


18 fevereiro 2019

O bispo auxiliar de Goiânia, Dom Moacir Silva Arantes, representando o arcebispo metropolitano, Dom Washington Cruz, promoveu visita pastoral às dependências do Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, unidade de Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), na tarde do último dia 12 de fevereiro, com o propósito de conhecer o espaço físico e as atividades realizadas junto aos pacientes internados e em tratamento ambulatorial.

Na oportunidade, o sacerdote celebrou a eucaristia, na área de convivência coletiva do Núcleo Masculino 02, onde aconteceu a participação de pacientes e profissionais que atuam na única unidade pública e gratuita a realizar tratamento de casos severos da dependência química em Goiás. Ponderando sobre a liturgia do dia (Marcos 7,1-13), Dom Moacir salienta que para amar a Deus é preciso estar em sintonia com ele, seguindo os seus ensinamentos e não os deturpando-os com as necessidades humanas.

“Não devemos fazer o que nos agrada, pois sempre nos leva ao mal, pois a tendência do ser humano é fugir do sofrimento, refugiando-se no que o distancia da misericórdia de Deus. Deus pediu a nós que empurrássemos uma pedra, mas Satanás busca nos convencer de que a pedra é pesada e precisamos concentrar nossas energias em ações mais fáceis. Deus, então, precisa nos lembrar que nos pediu para empurrar e não rolá-la”, esclarece o religioso, alertando aos participantes de que a despeito das dificuldades Deus está sempre à disposição de quem lhe pede apoio.

Para tanto, Dom Moacir disse a cada interno presente ali, bem como aos colaboradores, que o Senhor é como uma mãe que jamais vai nos abandonar. Ao fim da missa, o bispo comentou que, no dia anterior (11), a Igreja celebrou Nossa Senhora de Lourdes e o Dia Mundial dos Enfermos, lembrando que todos temos enfermidades, sejam elas físicas ou espirituais. Ele afirmou ainda que a Aparição de Nossa Senhora de Lourdes (1858) é um importante testemunho de que para Deus não há lugares feios, ruins ou sujos que não possam ser transformados.

“Nossa Senhora apareceu na gruta de Massabielle, que era um lugar sujo e ali foi transformado; hoje abriga um hospital e um santuário. É a prova de que não há lugar que Deus não transforme e que só ele é capaz de mudar nosso interior e exterior”.

O secretário de capelania e membro da Comunidade Luz da Vida, Delubio Ribeiro Mendes, informou que o objetivo da visita do Dom Moacir era conhecer e participar da vida do CREDEQ – Prof. Jamil Issy e da recuperação dos internos. “Queremos que a Arquidiocese de Goiânia esteja presente neste importante projeto. É um pedido dos próprios internos de que tenhamos a presença da Igreja, do padre para atender confissões e para celebrar a Santa Missa quando possível”, disse.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

18 outubro 2024

Semana de Alegria no Núcleo Infantojuvenil do CRESM

7 outubro 2024

Ação Movimenta Equipe de Enfermagem no CRESM

4 outubro 2024

Segunda Edição do Sarau Amarelo no CRESM Promove Valorização da Vida

30 setembro 2024

CRESM recebe visita técnica de representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Araguaína (To).

Prestação de Contas

Acessar

Fale conosco
Ouvidoria

Acessar

Compliance

Acessar

Acesso à Informação Organizações sociais

Acessar
plugins premium WordPress