Uma Pessoa, Uma Árvore: ação terapêutica do CRESM une pacientes e colaboradores em plantio de mudas do Cerrado
27 outubro 2025
O Complexo de Referência Estadual em Saúde Mental Prof. Jamil Issy – CRESM realizou uma ação especial de integração entre meio ambiente e saúde mental por meio do projeto “Uma Pessoa, Uma Árvore”. A iniciativa, coordenada pela assistente social Jucilene Brito, envolveu pacientes e colaboradores em um momento de cuidado coletivo e contato com a natureza. Ao todo, foram plantadas 34 mudas nativas do Cerrado nas áreas próximas aos estacionamentos do complexo.
A atividade foi realizada em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Escola de Agronomia e da professora Graciella Corciole, que contribuiu com o fornecimento das mudas e orientações técnicas. As espécies, todas não frutíferas e típicas do Cerrado, foram cuidadosamente selecionadas para favorecer a adaptação ao ambiente e contribuir para o embelezamento e equilíbrio ecológico dos espaços da instituição.
Mais do que uma ação ambiental, o projeto teve finalidade terapêutica, proporcionando aos pacientes um momento de conexão, propósito e bem-estar emocional. Segundo a assistente social Jucilene Brito, responsável pela atividade, “o plantio das árvores possui valor terapêutico, que refletem diretamente no processo de reabilitação dos pacientes. Ao mesmo tempo, essa ação nos conecta a movimentos globais de enfrentamento ao aquecimento e às mudanças climáticas, mostrando que o cuidado com a vida começa também pelo cuidado com o planeta”.











