CRESM realiza semana de conscientização sobre Higiene das Mãos
12 maio 2025
Em alusão ao Dia Mundial da Higiene das Mãos, comemorado em 5 de maio, o Departamento de Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Complexo de Referência Estadual em Saúde Mental Prof. Jamil Issy – CRESM, unidade do Governo de Goiás, promoveu uma semana repleta de atividades educativas voltadas à promoção da segurança do cuidado por meio da higienização correta das mãos.
A programação foi aberta com a capacitação “Higienização de Mãos em Serviços de Saúde”, ministrada por Sandra Martins dos Passos, facilitadora com formação em Gestão em Saúde pela Faculdade Sudamérica e técnica em Enfermagem pelo SENAC. Com ampla experiência na área, atuou em setores de Urgência e Emergência da UPA de Aparecida de Goiânia e na Terapia Intensiva do HUGO (em parceria com o Hospital Albert Einstein). Sandra também se destacou como diretora do Sienf-GO e foi reconhecida como a melhor técnica em enfermagem de Aparecida de Goiânia por meio de pesquisa popular.
Na sequência, foi realizada a palestra “Higiene das mãos: promovendo práticas seguras e sustentáveis na assistência à saúde”, conduzida por Raimundo Aristeu, enfermeiro especialista em Vigilância em Saúde, Saúde Mental e Gestão da Qualidade. A apresentação trouxe uma reflexão técnica e prática sobre o impacto da higienização das mãos na prevenção de infecções e na proteção da vida.
Durante toda a semana, também ocorreram atividades interativas com os colaboradores e pacientes, como a demonstração com caixa de luz negra, que evidenciou visualmente a eficácia da higienização, e uma exposição dos indicadores da unidade, destacando taxas de adesão à prática e o consumo de insumos como sabão líquido.
As ações reforçam que a higiene das mãos é uma prática simples, mas fundamental, que salva vidas, evita contaminações e deve ser prioridade constante em todos os ambientes de cuidado.





