Setembro Amarelo no CRESM: Ações de Prevenção e Valorização da Vida
19 setembro 2024
O Complexo de Referência Estadual em Saúde Mental Prof. Jamil Issy – CRESM, promoveu uma série de palestras em alusão ao Setembro Amarelo, campanha dedicada à valorização da vida e à prevenção ao suicídio. As atividades são organizadas pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da unidade, reforçando o compromisso do CRESM com a saúde mental e com a criação de alertas sobre essa problemática que afeta milhares de pessoas em todo o mundo.
Nos dias 17 e 18 de setembro, foram realizadas as capacitações “Saber ouvir: A importância da escuta ativa na prevenção ao suicídio”, ministrada pelo psicólogo Bruno do Amaral, e “Prevenção ao Suicídio”, com a psicóloga Silvia Guimarães. As palestras ocorreram em dois horários, às 10h e às 13h, abordando estratégias de prevenção, como a importância da escuta ativa e da criação de redes de apoio para quem está em sofrimento.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700.000 pessoas morrem por suicídio a cada ano, o que equivale a uma morte a cada 40 segundos. O suicídio é a quarta principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, evidenciando a urgência de ações que promovam a conscientização e a prevenção. Neste contexto, o CRESM busca, por meio de suas palestras, criar um espaço de debate e reflexão, destacando a
importância de cuidar da saúde mental.
A enfermeira Ariany Santos, organizadora do evento, ressalta: “Precisamos estar alertas e saber ouvir com atenção as pessoas que nos cercam! O suicídio ocorre por uma série de fatores, e como seres humanos, precisamos praticar diariamente a EMPATIA. Com o advento da tecnologia, nos conectamos com pessoas em outro continente, mas também nos desconectamos dia após dia de amigos, familiares e colegas de trabalho. Valorize a vida!”.





